quarta-feira, 25 de novembro de 2009

1979: TEMPORADA CARIOCA COM DOIS CAMPEONATOS

No ano em que o futebol do Rio de Janeiro chegava aos 90 anos, por causa da então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) – só abandonaria as demais modalidades, ficando, apenas, com o futebol, a partir de 17 de dezembro, quando tornou-se Confederação Brasileira de Futebol (CBF) –, os clubes cariocas disputaram dois campeonatos, durante a temporada de 1979.

Como a CBD demorava a definir o seu calendário, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), iniciou o dela logo em fevereiro, para evitar prejuízos financeiros para os seus filiados, além de evitar qualquer choque de datas com o Campeonato Brasileiro.

O primeiro campeonato, chamado de “Especial”, começou em 08.02.79 e foi até 24.04.79, disputado por 10 times – América, Botafogo, Flamengo, Fluminense, São Cristóvão e Vasco (cariocas), além de Americano e Goytacaz, de Campos, Volta Redonda e o Fluminense, de Nova Friburgo. O Flamengo venceu os dois turnos e foi o campeão estadual, invicto, fato inédito na “Era-Maracanã”. Também, foi o seu primeiro título invicto na era do profissionalismo.

O segundo campeonato teve 18 times – além dos que disputaram o “Especial”, entraram, ainda, ADN (Associação Desportiva Niterói), Bangu, Madureira, Olaria e Portuguesa – e um regulamento complicado. No primeiro turno, jogaram todos contra todos. Ao final da etapa, ADN, Bangu, Fluminense, de Nova Friburgo, Madureira, Olaria, São Cristóvão e Volta Redonda,os últimos colocados, tiveram de jogar uma nova fase classificatória.

No returno, com oito equipes, jogaram, também, todos contra todos. E o terceiro incluiu Bangu e Portuguesa, vencedores da “repescagem”, em mais um todos contra todos. Embora o regulamento previsse decisão entre os campeões dos três turnos, o Flamengo venceu os três e levou a taça deste Estadual, entre 13.05 e 04.11.1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário