sábado, 5 de dezembro de 2009

BRASILEIRÃO: 1 X 0 NA FINALÍSSIMA É A PREFERÊNCIA DOS CAMPEÕES

Antes de começar a “era dos pontos corridos”, em 2003, quando o Cruzeiro foi o campeão, “sacramentando” a conquista, com 2 x 1 , sobre o paraense Paysandu, no Mineirão, o Campeonato Brasileiro de Futebol, iniciado em 1971 e sempre decidido por fórmulas variadas, teve o placar de 1 x 0 como o mais presente na partida que valeu a taça de campeão. Foram nove repetecos, contra oito 0 x 0.

O 1 x 0 começou já na primeira finalíssima, com Dario cabeceando e o Atlético-MG vencendo o Botafogo. O primeiro 0 x 0 aconteceu em 1973, entre Palmeiras e São Paulo, com o Verdão se dando bem. Dois anos depois, nova cabeçada – do zagueiro chileno Figueroa – fez o Internacional bater o Cruzeiro e colocar as faixas.

Em 1977, quem se deu melhor no 0 x 0 foi o São Paulo, diante do Atlético-MG, que havia feito a melhor campanha. Ganhou na decisão por pênaltis. Em 78, o garoto Careca fez o gol e o Guarani tirou o título dos palmeirenses. O placar se repetiu, em 1981, com Baltazar matando a bola no peito e pegando, de primeira, para o Grêmio sapecar 1 x 0 pra cima do São Paulo. Um ano depois, o mesmo resultado derrubava os gremistas. Nunes marcava e o Flamengo levava a taça.

Em 1984, a finalíssima voltou a ser 0 x 0, entre Fluminense e Vasco. Festa tricolor. Em 87, novo 1 x 0 flameguista sobre um time gaúcho, daquela vez o Internacional. Bebeto fez o gol. Como a Confederação Brasileira de Futebol não reconheceu a decisão, porque Fla e Inter se recusaram a participar de um cruzamento, com Sport Recife e Guarani, de Campinas, estes fizera outra finalíssima, e deu o time pernambucano, também, por 1 x 0 e gol de Marco Antônio.

Em 1988, o Bahia segurou o Internacional, com 0 x 0, no Beira-Rio, e foi o campeão. Em 89, um gol de Sorato, de cabeça, complementando cruzamento feito pelo lateral-direito Luis Carlos Winck, tirou a taça do Morumbi e a mandou para São Januário.

No início das disputas da década-90, 1 x 0, com gol de Tupãzinho, foi o placar do primeiro título corintiano, diante do São Paulo, que ficou no 0 x 0 da finalíssima seguinte, a de 1991, contra o também paulista Bragantino.

Nas três últimas disputas antes de uma nova era, Vasco e Palmeiras ficaram no 0 x 0 na final de 1997, mesmo resultado de Corinthians e Atlético-MG, em 99. Em 2001, Alex Mineiro balançou a rede do São Caetano e o Atlético-PR foi o primeirão. Assim, sem pontos corridos, o 1 x 0 vence o 0 x 0, por 9 x 8.

Quanto ao gaúcho Grêmio, que enfrentará o Flamengo (64 pontos), hoje, no Maracanã, a sua atuação interessa a Internacional (62), Palmeiras (62) e São Paulo (62). O Tricolor dos Pampas já esteve em três finalíssimas de Brasileiros: em 1981, venceu o São Paulo, por 1 x 0, fora; em 1982, perdeu, para o Flamengo, em casa, pelo mesmo placar, e, em 1996, sem seu reduto, fez 2 x 0 sobre a Portuguesa de Desportos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário