quarta-feira, 25 de novembro de 2009

1979: O MAIOR CAMPEONATO DO MUNDO

Em 1979, o Campeonato Brasileiro de Futebol chegou a ter 94 times. Obrigada, pela FIFA, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) abandonou as demais modalidades, ficando só com o futebol, para promover a maior competição do gênero, no planeta, em sua última atuação com a velha sigla – a partir de então, passaria a viver como Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Por aquele tempo, dizia-se: “Onde a ARENA–Aliança Renovadora Nacional vai mal, um time no Nacional. E foi assm que, para angariar votos para o partido de sustentação ao regime militar, que o almirante Heleno Nunes, presidente da CBD saiu distribuindo convites a clubes que, muitas vezes, eram muito mais times, casos de Guará (DF), Colatina (ES), Campo Grande (RJ), Caldense (MG), Leônico e Fluminense de Feira (BA), ASA, de Arapiraca (AL), Anapolina e Itumbiara (GO), Itabaiana (SE), Francana, São Bento e XV de Piracicaba (SP), Caxias, Novo Hamburgo e Brasil, de Pelotas (RS), Londrina (PR), Potiguara (RN) e Joinville e Chapecoense (SC), entre outros.

Na primeira fase, 80 times foram divididos em turno único, dentro de grupos – dois deles, G eo H reunia os mais fortes –, classificando-se oito para a fase seguinte. Nas demais chaves, quatro iam adiante, além dos quatro melhores, entre os não classificados.

Na segunda fase, entraram mais 12 times – 6 cariocas e 6 paulistas –, que se juntaram aos 44 classificados e formaram sete grupos de oito clubes, cada. Os dois primeiros colocados foram para a terceira fase. Nesta, além de 14 equipes saídas da fase anterior, entraram Guarani, de Campinas, o campeão de 1978, e o Palmeiras, o vice. Então os 16 foram divididos em quatro grupos de quatro, só com os primeiros chegando às semifinais. Aí, dividiram os times em duas duplas, com jogos de ida-e-volta, classificando para a final o vencedor de cada dupla na soma de placares. A final teve jogos de ida e e volta, e o Internqacional tornou-se o primeikro campeão invicto do Brasileirão, vencendoo Vasco, na decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário