sábado, 9 de abril de 2011

O ÚLTIMO GOL DE PLACA DO REI

Aconteceu numa noite de quarta-feria: 20 de março de 1974. Jogavam Ceub e Santos, pelo então chamado Campeonato Nacional – hoje, Brasileiro – e até quem tinha ingresso comprado teve de pular o muro do então Estádio Silveirão, para ver o "Rei Pelé" em campo. Intensa confusão diante dos potões de entrada, tremenda desorganização, pela colocação de apenas duas bilheterias. Enfim, portões foram arrombados, muros pulados e estádio lotado.
Antes do jogo, Pelé foi homenageado, pelos ceubenses. O lateral-esquedo Rildo, que fora seu colega no Santos e na Seleção Brasileira, entregou-lhe uma placa. Pouco depois,a bola rolou. O Ceub não fo páreo para o Peixe, que mandou 3 x 1, quando poderia mandar muito mais, graças à desarrumação tática do time da casa, que sentia muito a falta do meia Xisté, um dos seus astros.
No primeiro tempo, Santos e Ceub jogaram com muitos passes laterais, sem esquentar a torcida. Mas o "Rei" reinava, procurando o jogo, se deslocando, tentando abrir espaços para os companheiros. Com isso,o Emerson Braga e Luís Carlos se viravam na defesa ceubense, já que o meio-de-campo e o ataque ficavam devendo. O primeiro gol do jogo saiu de uma jogada inciaida pelo Rei. Pelé, que já havia feito umas três grandes jogadas, recebeu a bola, aproveitou-se de um cochilo do volante ceubense Alencar, livrou-se do xerifão Pedro Pradera e lançou Nenê. Livre, pela esquerda de seu ataque, este bateu forte, abriu o placar e ainda furou a rede: 1 x 0.
Aos 32, Pelé fez ojtra grande jogada, para delírio da torcida, mas não marcou. Aos 45, foi a vez do Ceub incomodar. Rogério Macedo chutou forte, o goleiro santista Wilson deu rebote, mas Juraci, da pequena área, chutou por cima das traves. E assim ficou o primeiro tempo.
Na etapa complementar, o jogo foi-se arrastando sem muitasa emoções, até que, aos 31 minutos, o lateral-direito "peixeairo" Hermes serviu Pelé, no seu cmapo. O Reei atravessou a linha divisória do gramado, com bola dominada, passou por Rildo e por Pedrão Pradera. Chegando na cara do goleiro Valdir, quase sem ângulo, Pelé mostrou porque era o !"Rei do Futebol": deu um toque na bola, com o pé esquerdo, mandando-a sobe o corpo caído do camisa um do Ceub,marcando o último gol de placa de sua carreira: 2 x 0.
Com torcida vibrando, pelo gol do camisa 10, e uma tranquila vantagem, o Santos passou a tocar a bola. Mas teve mais: aos 37 minutos, o meia Léo chutou, da intermediária, Valdir atrasou-se no pulo e o "garoto do placar escereveu": Santos 3 x 0. Como a fatura estava liquidada, aos 37 minutos, o zagueiro santista Oberdan cometeu um pênalti e Gilberto fechou a conta em 3 x 1.
FICHA TÉCNICA - Ceub: Valdir; Luis Carlos, Pedro Pradera, Emerson e Rildo; Alencar, Rogério Macedo (Gilberto) e Renê; Cardosinho, Juraci (Carlos Roberto) e Dario.Santos:Wilson; Hermes, Oberdan, Vicente e Turcão: Léo, Nenê (Brecha) e Nelsi; Mazinho, Pelé e Edu (Eusébio).Árbitro: Arnaldo César Coelho, auxiliado por Alaor Ribeiro e Carlos do Amaral.Público: 18.868 ingressos vendidos e, com os penetrras, o mínimo, 40 mil presentes. Renda:Cr$ 191.362,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário